quinta-feira, 10 de abril de 2014

resenha esperta de escobar franelas sobre o blablablá de março



"Blablablá de março na Casa Amarela - como foi?"

Sempre que numa determinada noite de sábado acaba mais um Blablablá na Casa Amarela – Espaço Cultural, dois sentimentos se misturam em mim. O primeiro é o prazer que revigora minhas energias e quase que me exige que se continue o debate, mesmo depois das luzes apagadas e do cenário desfeito. O segundo é quase o contrário, um desconforto da utopia, que se alitera em outras sensações e provoca um curto-circuito diante da impotência de realizarmos muito daquilo que sonhamos por algumas horas.
O Blablablá nasceu da procura pelo entendimento daquilo que está acontecendo hoje no universo da periferia e da produção cultural independente. Curiosos, nós, da Casa Amarela – Espaço Cultural, cometemos a ousadia de querer decifrar o que é “sarau” e outros fenômenos culturais que permitem o protagonismo do produtor e do artista marginais, sem que sejam vistos pelo viés quase exclusivo do exotismo, do burlesco ou do quixotismo. A periferia sempre teve uma intensa produção cultural com características muito próprias que sempre foram vistas pela mídia “oficial” como algo inusitado, quase como uma visita a um zoológico humano. Logo, quando a vivência das ações desempenhadas, memórias reunidas, troca de experiências e problematizações repensadas entre os convidados do Blablablá, tudo isso realizado num espaço simples por pessoas que vivem e compreendem a realidade social que o senvolve sem romantismo juvenil, serve como mola propulsora para as novas idéias que surgem no calor das discussões que o debate suscita. Identificar e aplicar esse turbilhão de idéias é um dos vetores que norteiam as ações da Casa Amarela.
Para a edição de março, o Blablablá teve como convidados Vânia Cardoso Coelho (escritora – autora de livros como “Os Inocêncios” e “Ritos Encantatórios”, entre outros, e que também é jornalista e docente da Universidade de Guarulhos – UNG, nascida e criada em Itaquera, atualmente vivendo no Tatuapé), Fernando Torres de Andrade (autor do livro de contos “para quando o entulho soterrar os joelhos”, que conhece o Tucuruvi como poucos) e Akira Yamasaki (poeta e produtor cultural, autor do livro “Bentevi, Itaim”, morador do Itaim desde a infância e atuando na região de São Miguel há mais de 35 anos). Akira supriu a ausência de André Marques, cordelista e cantador baiano que, por motivos familiares, cancelou uma turnê que estaria fazendo em Sampa nesta semana.
Se André fez falta, sabemos bem. Mas sabemos também que Akira contribuiu para elevar, com sua história personalizadíssima e sua argúcia nipo-brasileira exarcebada, o nível da discussão para índices estratosféricos.
Fernando apresentou-se contando da experiência de ler preencheu quase a totalidade de sua adolescência, tomando muito do seu tempo, inclusive o de trabalho. Vânia, inquirida sobre o fato de escrever em vários gêneros textuais, contemporizou e reafirmou seu compromisso com a arte e a busca de uma satisfação pessoal durante o ato libertador de escrever.
Akira fez uma explanação detalhada de sua chegada a São Paulo,ainda menino, da primeira experiência como borracheiro, e de como descobriu na escrita a afirmação do ser. Ligou estes fatos numa linha do tempo, justificando o encontro com outros artistas de São Miguel e região como embrião catalizador de sua expressão que tornava-se, a partir então, arte.
As provocações foram se sucedendo, com a participação ativa da platéia. Fran Nóbrega, Eder Lima, Zulu de Arrebatá, Luka Magalhães, Paulinho Dhi Andrade, Sueli Kimura, Alexandre Francisco, muitos dos presentes problematizaram questões sempre pertinentes com o universo literário e sua produção no âmbito periférico.
Em momento oportuno, Paulinho, também autor, questionou como cada um lançou seu primeiro trabalho. Fernando salientou a dificuldade no contato com as editoras, ao passo que Vânia enfatizou a relação profissional estabelecida já na publicação de sua primeira obra (Ritos Encantatórios, ensaio, pela editora da PUC), enquanto Akira citou a “ação entre amigos” como motivadora de sua publicação, “Bentevi, Itaim”. Três experiências diferentes.
Outro momento de grande relevância foi quando, instados pela Fran que, visitando a Casa Amarela pela primeira vez, teve uma participação muito assertiva. Trazendo para a arena das discussões conceitos como o de beleza, ela acendeu o pavio para uma prolífica conversa. “A beleza é um dogma que todo mundo traz”, sintetizou ela. Ao que Vânia interpelou, “o Belo é mutável conforme a sociedade”. Eder Lima, músico, artista visual e professor, avançou ainda mais no terreno pantanoso do tema. Segundo ele, “o Belo reproduz um pensamento do homem ocidental e está configurado dentro da Filosofia, no campo da Estética”. Akira complementou com outra linha de raciocínio: “fiquei quase 20 anos sem escrever, estava mutilado, exilado... escrevo por necessidade. Não sei o que é Beleza, não sei o que é Poesia. Para mim, Poesia é uma espécie de encantamento”.
Encantamento para Akira, libertação para Fernando, grito para Vânia, fato é que a “poiésis” foi a grande contemplada no Blablablá. A soma de todas as vozes criaram um coro quase uníssono de que independência artística, se há, ainda é um campo a ser conquistado. A produção e – principalmente – a distribuição do produto artístico ainda é o grande calcanhar de Aquiles. E que tudo isso passa pela necessidade onipresente, auspiciosa e emblemática da formação de público.
Finalizado o evento, o blá blá blá continuou pelas salas, corredores e até a garagem da Casa Amarela. Pois idéias, planos, sugestões e motivações não faltam a cada um dos que estiveram presentes. Motivos suficientes para celebrar o encontro, “a arte do encontro”. E também para celebrar a vida, “a arte da vida”.

(Escobar Franelas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário