terça-feira, 29 de outubro de 2013

obrigado, caiubi (1)


estive na última 2ª feira - 14/10/2013, na condição de poeta
homenageado, no caiubi 2 em 1, um sarau que compreende
dois eventos em um só, o 2ª autoral e o sopa de letrinhas e
que tem uma das maiores concentrações de compositores e
grandes poetas por metro quadrado que já vi na minha vida.
além disso este evento, que é comandado pelo meu compadre
vlado lima apresenta um formato particularmente comovedor
para o poeta homenageado: numa espécie de varal são fixados
dezenas dos seus poemas e os presentes ao evento são
convidados a escolher um dos poemas para ler no palco do
caiubi, o que provoca um efeito que impacta e comove até às
lágrimas o homenageado da noite. sei disso porque na 2ª
tive vários dos meus poemas lidos por poetas do quilate de

carlos galdino, marco antonio fernandes araujo e cida sarraf, 
dentre outros, e só eu posso calcular a emoção
exacerbada que se apossou de mim neste corredor polonês de
carinho afetuoso. por exemplo, como quando a minha comadre
cida sarraf, que é um afeto tão recente na minha vida mas já
tão arrebatador, declamou o poema abaixo, momento que foi
registrado pela lente espertíssima da minha querida amiga
selma sarraf bizon e transformado em vídeo. akira - 17/10/13.

"dias iguais

quando na noite profunda
meu coração está cansado
e minha alma sem salvação
devorada pelo silencio jaz

deito no travesseiro a cabeça
e de olhos fechados projeto
em câmera lenta os filmes
dos meus dias sempre iguais

afirmo que fiz tudo que pude
mastigo perdas e fracassos
as mesmas pequenas alegrias
inúteis, desprezíveis e banais

pois que a sina que cumpro
é de pássaro e não de cais
é de vento e não de pedra
é de guerra e não é de paz"



Nenhum comentário:

Postar um comentário