domingo, 6 de outubro de 2013

o sujeito oculto de osvaldo higa

não sou um crítico literário. por isso quando leio um livro
de prosa ou de poesia, o máximo que sei é se ele é bom
ou ruim mas nunca sei porque ele é bom ou ruim. posso
até identificar alguns critérios que me levam a realizar
essa avaliação precária mas via de regra acho que só
respeito um único requisito: se a obra prende ou não a
minha atenção e interesse do começo ao fim da leitura,
ou seja, é um critério muito subjetivo que nunca vai
assegurar a qualidade ou não do livro e que, em último
caso, só vale para mim e para mais ninguém e até aceito
que livros que penso que são bons podem ser ruins e
vice-versa. isso dito quero gritar e anunciar aos quatro
ventos que o último romance de osvaldo higa, o "sujeito
oculto", é muito, muito, mas muito bom mesmo, foi uma
leitura que fiz num único estirão e que manteve a corda
da minha atenção esticada do começo ao fim do livro. ao
término da leitura, ainda sob o impácto dos sentimentos,
emoções e interrogações que o "sujeito oculto" promoveu
dentro da minha cabeça e meu coração eu disse a mim
mesmo: não é possível que este livro seja tão bom assim,
e para tirar a limpo recomecei a leitura, agora com mais
calma e repassando e refletindo com mais clareza alguns
pontos onde eu tinha passado meio batido. novamente li
num fôlego só e não consegui interromper a leitura nem
por um segundo sequer, o que reiterou a minha certeza:
o "sujeito oculto" é um grande romance que recomendo
de olhos fechados e garanto procedência e qualidade.

akira - 04/10/2013.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário