sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Sacha no 6º Sarau da Casa Amarela

Local: Casa Amarela
         Rua Julião Pereira Machado, 27
         (perto da SABESP, em frente ao
         Colégio Hugo Takahashi)
         São Miguel Paulista – São Paulo
Data: 07/10/2011 – 6ª feira, às 20h
Convidado especial: Sacha Arcanjo

Pessoal
Sou suspeito para falar do Sacha Arcanjo, a quem conheci de forma impessionante em 1978, na Mostra de Arte e Cultura realizada na Capela Histórica de São Miguel Paulista, que aliás, deflagrou o processo de construção do Movimento Popular de Arte – o MPA. Impressionante porque por si só, Sacha naquela época era uma figura impressionante, lacònico, barbudo, cabeludo e desgrenhado, vestia uma capa longa e surrada que lhe davam um jeito de Antonio das Mortes do filme Deus e o Diabo na Terra do Sol. Nesse dia  eu vi aquela figura mais para profeta do para poeta, pendurando poemas escritos à mão com pincéis atômicos, em enormes folhas de papel embrulho de cor cinza, desses encontrados facilmente nos armazéns na época, no varal de poesia instalado na capela - ajeita daqui, um pouco mais para lá, essas coisas.
E para compor mais ainda o cenário impactante, no momento que cheguei à capela arruinada, a figura sinistra estava justamente pendurando o poema “Fala, Vagabundo”, de sua autoria, que era uma grande porrada social e política em plena ditadura militar. Li o poema num papel de quase dois metros de altura, preso na chão com um paralelepípedo que naquela época era comum, gostei demais do poema mas pensei comigo – esse é doido de pedra, e foi assim que conheci o Sacha de quem tornei-me amigo para sempre.
Além do poeta genial, compositor genial e cantador genial que o Sacha é, tem um outro aspécto que me chama demais a atenção na sua trajetória, a sua contribuição  para o desenvolvimento cultural da zona leste de Sampa, ele que chegou em São Miguel Paulista, vindo de São Gabriel – Ba, há mais de 42 anos, e aqui virou personagem essencial.
Contribuição tão importante que dá para escrever um livro, alguém com aptidão para biografias devia incumbir-se disso. Contribuição tão fundamental que acho que devíamos iniciar já um movimento para que a Câmara Municipal de São Paulo outorgue ao Sacha o título de Cidadão Paulistano, isso sim é uma boa idéia.
Pois é esse impressionante Sacha Arcanjo que estará no 6º Sarau da Casa Amarela no dia 07/10/2011 e por isso todos já sabem que será imperdível e impressionante, e por isso ninguém poderá faltar.
Um abraço do Akira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário