segunda-feira, 17 de junho de 2013

Resenhas de Éder Vicente e Claudio Gomes sobre o Projeto Ronaldo Ferro de 07062013

Ficou mal com Deus quem não passou na Casa de Farinha
e não ouviu Jocélio Amaro contando causos proibidos ou
rememorando fatos que talvez só ocorram em São Miguel.
Ocasos de São Miguel da São Paulo de Vanzoline. Não houve
quem não entendeu quando Claudio Gomes poetou (apenas
os críticos, mas estes não estavam presentes) e por isso
mesmo não ouviram um pouco das 63 releituras de
“batatinha quando nasce”. Talvez Jonh Cage e sua escuta
atenta e onipresente tenha escapado da saraivada de
silêncios que duraram muito mais que quatro minutos e
trinta e tres segundos. No entanto o decreto fora sancionado:
ninguém ouse calar o poeta! Decreto este maculado apenas
pela transgressora contenda musical deCeciro Cordeiro, que
junto e misturado a Ronaldo Ferro, Ravi Landim e Manolo
desferiram golpes mortais em língua pátria e universal.
Ceciro escreveu sem giz e não deixou faltar luz para a pose
sensual das margaridas. Movimentos apócrifos. Olhos
esbugalhados. Xotes, baiões e xaxados. Atitude rock and roll
não permitiu aos presentes dissipar os olhares. É meus caros,
ficaram mal com Deus os que não participaram deste
acontecimento aconchegante onde desvelou-se a arte
genuína da zona leste.

Éder Lima – 08/06/2013.

O jardim cenográfico da Casa de Farinha acolhe, com o carinho
que a família do Xavier nos envolve, e mesmo com o
 dorme-acorda dos insetos, pardais e seus primos,
experimentamos certa distância da urbanidade e mergulhamos
no onírico.
Akira inaugura a noite com uma surpresa duplamente agradável:
traz uma rodada de belezuras de Raberuam cantado à capella,
uma iguaria. Antes disso eu, já havia de relance falado um pouco
com Éder que hoje faria umas releituras de vocalizações de textos
que estavam com mais de vinte cinco anos em nossas emoções.
Fiz uma sessão de textos líricos e cheios de saudade de Arapiraca,
entrecortando com algumas críticas aos anti líricos e críticos em
geral. Mesmo esse meu mezzo lirismo navegando no moderno
cheio de onomatopeias e sons de brinquedos, silêncios, olhares e
mais silêncios... É denunciado pela captura digital generalizada,
 cria outra performance ali, a dos mezzo paparazzi e nesse caldo
de flash Jocélio Amaro e Celio Gomes em dedilhados nas cordas
vão enchendo nossos ouvidos com belas melodias. Está ali baião
de dois caprichado. Quando então Celinho da Celinha nos encanta
com uma interpretação tão litúrgica de Gení, o zepelim, por um
instante de soslaio olhei ao redor se confirmou a imantação, era
mesmo uns caminhos da auteridade se fazendo, aquele papo de
início com Éder, o que se confirma logo que Jocélio nos presenteou
com um romanceiro paraibano de orgulhar o gitano Lorca...
Volto ao palco e recupero um triz de ingenuidade em vocalizar o...
 "do lado de quem entra no trem pro Brás entregentes vi, aquele
velho moreno seu Isidoro, era o boi que festava tanto, no bumbá de
Arapiraca" saudando Akira que já havia falado a outra alma desse
poema quando me apresentou. Foi também uma cama saudável
para ganhar o silêncio necessário ali chocando o pimentão vermelho
para atirar "o Ter" garganta afora, que depois Éder referenciou aos
quatro minutos e trinta e três segundo do John Cage... Urbanidades
sanas talvez. Quando o poeta que escreve (ou pinta desenha dança
ou...) não encontra as palavras (ou as vogais e consoantes de
qualquer linguagem estética) que inscrevam sua emoção na
mundanidade, temos um tempo de silencio que é angustiante nas
subjetividades do Ser. Mais que a morte não sei se é. Não me lembro
de minhas mortes outras. Recuperados da explosão, vem Ceciro
Cordeiro, muito bem acompanhado por Ravi Landim, pelo chileno
Manolo en cajón e Ronaldo Ferro confirmando que a colônia de
afinadores de sereias acerta os timbres em realizar essa homenagem
ao baixista, via projeto memoria musical. Cícero Cordeiro faz uma
pausa, para Ravi Landim desfilar uma das faces do senhor Silêncio
que veio nos visitar nessa sexta... Ravi é new generation da banca de
imaginativos divinais. Nativo do São Miguel contemporâneo. Eu,
muito a fim de escrever esse que você agora lê, pedi ao Ravi a letra da
música e ele: “onde e como publicará este comentário, posto que
entendo que a letra perde força e sentido quando exposta sem a
música”. E então coube a mim:” sobre o show de ontem rascunhei
um texto que vai se delineando em arriscar dizer dos espaços e
tempos entre as emoções e sentidos, entre os silêncios... e solos... e
duos e os sons conjuntos variados, como por exemplo, os tons de um
 coro sentido quando o Célio cantou Gení, o zepelim. Quero apenas
citar a bela novidade e surpresa minha: o solo seu, trazendo algum
trecho da letra. Então pedi aqui a licença para encaixar trechos de
nosso diálogo. Sinto nexo. Esse momento mais que voz e violão você
 vai ver quando Kono Sound postar no yotub. Sente o nexo do refrão:
Pode o silêncio denunciar? - E o peito transborda de tanto ser. Pode
a palavra então afastar? - A fala do cheiro e da cor da flor. Pode o
silêncio denunciar? - E o peito transborda de tanto ser.
A sala se colore com luz de festa e a massa rítmica com rimas finas e
umas insinuações de arranjos pra lá de criativos que nos envolve em
 danças e rodopios: é Cícero e Fabio lima vozeirando as ondas
sonoras percutindo o reggae em nossos sentidos, interprete
vitalizado,” Ceciro escreve canções inusitadas, inesperadas e
surpreendentes que me deixam sem ação e reação. É uma
incontrolável e maravilhosa pororoca, ceciro é o encontro entre o
amazonas e o atlântico” (Akira). Creia eu estive o tempo todo
acordado. (Cláudio Gomes).





Nenhum comentário:

Postar um comentário