Ficou mal com Deus quem não passou
na Casa de Farinha
e não ouviu Jocélio Amaro contando causos proibidos ou
rememorando fatos que talvez só ocorram em São Miguel.
Ocasos de São Miguel da São Paulo de Vanzoline. Não houve
quem não entendeu quando Claudio Gomes poetou (apenas
os críticos, mas estes não estavam presentes) e por isso
mesmo não ouviram um pouco das 63 releituras de
“batatinha quando nasce”. Talvez Jonh Cage e sua escuta
atenta e onipresente tenha escapado da saraivada de
silêncios que duraram muito mais que quatro minutos e
trinta e tres segundos. No entanto o decreto fora sancionado:
ninguém ouse calar o poeta! Decreto este maculado apenas
pela transgressora contenda musical deCeciro Cordeiro, que
junto e misturado a Ronaldo Ferro, Ravi Landim e Manolo
desferiram golpes mortais em língua pátria e universal.
Ceciro escreveu sem giz e não deixou faltar luz para a pose
sensual das margaridas. Movimentos apócrifos. Olhos
esbugalhados. Xotes, baiões e xaxados. Atitude rock and roll
não permitiu aos presentes dissipar os olhares. É meus caros,
ficaram mal com Deus os que não participaram deste
acontecimento aconchegante onde desvelou-se a arte
genuína da zona leste.
Éder Lima – 08/06/2013.
e não ouviu Jocélio Amaro contando causos proibidos ou
rememorando fatos que talvez só ocorram em São Miguel.
Ocasos de São Miguel da São Paulo de Vanzoline. Não houve
quem não entendeu quando Claudio Gomes poetou (apenas
os críticos, mas estes não estavam presentes) e por isso
mesmo não ouviram um pouco das 63 releituras de
“batatinha quando nasce”. Talvez Jonh Cage e sua escuta
atenta e onipresente tenha escapado da saraivada de
silêncios que duraram muito mais que quatro minutos e
trinta e tres segundos. No entanto o decreto fora sancionado:
ninguém ouse calar o poeta! Decreto este maculado apenas
pela transgressora contenda musical deCeciro Cordeiro, que
junto e misturado a Ronaldo Ferro, Ravi Landim e Manolo
desferiram golpes mortais em língua pátria e universal.
Ceciro escreveu sem giz e não deixou faltar luz para a pose
sensual das margaridas. Movimentos apócrifos. Olhos
esbugalhados. Xotes, baiões e xaxados. Atitude rock and roll
não permitiu aos presentes dissipar os olhares. É meus caros,
ficaram mal com Deus os que não participaram deste
acontecimento aconchegante onde desvelou-se a arte
genuína da zona leste.
Éder Lima – 08/06/2013.
O jardim cenográfico da Casa de
Farinha acolhe, com o carinho
que a família do Xavier nos
envolve, e mesmo com o
dorme-acorda dos insetos, pardais e seus
primos,
experimentamos certa distância
da urbanidade e mergulhamos
no onírico.
Akira inaugura a noite com uma surpresa duplamente agradável:
Akira inaugura a noite com uma surpresa duplamente agradável:
traz uma rodada de belezuras de
Raberuam cantado à capella,
uma iguaria. Antes disso eu, já
havia de relance falado um pouco
com Éder que hoje faria umas
releituras de vocalizações de textos
que estavam com mais de vinte
cinco anos em nossas emoções.
Fiz uma sessão de textos líricos
e cheios de saudade de Arapiraca,
entrecortando com algumas
críticas aos anti líricos e críticos em
geral. Mesmo esse meu mezzo
lirismo navegando no moderno
cheio de onomatopeias e sons de
brinquedos, silêncios, olhares e
mais silêncios... É denunciado
pela captura digital generalizada,
cria outra performance ali, a dos mezzo
paparazzi e nesse caldo
de flash Jocélio Amaro e Celio
Gomes em dedilhados nas cordas
vão enchendo nossos ouvidos com
belas melodias. Está ali baião
de dois caprichado. Quando então
Celinho da Celinha nos encanta
com uma interpretação tão
litúrgica de Gení, o zepelim, por um
instante de soslaio olhei ao
redor se confirmou a imantação, era
mesmo uns caminhos da auteridade
se fazendo, aquele papo de
início com Éder, o que se
confirma logo que Jocélio nos presenteou
com um romanceiro paraibano de
orgulhar o gitano Lorca...
Volto ao palco e recupero um triz de ingenuidade em vocalizar o...
Volto ao palco e recupero um triz de ingenuidade em vocalizar o...
"do lado de quem entra no trem pro Brás
entregentes vi, aquele
velho moreno seu Isidoro, era o
boi que festava tanto, no bumbá de
Arapiraca" saudando Akira
que já havia falado a outra alma desse
poema quando me apresentou. Foi
também uma cama saudável
para ganhar o silêncio
necessário ali chocando o pimentão vermelho
para atirar "o Ter"
garganta afora, que depois Éder referenciou aos
quatro minutos e trinta e três
segundo do John Cage... Urbanidades
sanas talvez. Quando o poeta que escreve (ou pinta desenha dança
ou...) não encontra as palavras
(ou as vogais e consoantes de
qualquer linguagem estética) que
inscrevam sua emoção na
mundanidade, temos um tempo de
silencio que é angustiante nas
subjetividades do Ser. Mais que
a morte não sei se é. Não me lembro
de minhas mortes outras.
Recuperados da explosão, vem Ceciro
Cordeiro, muito bem acompanhado
por Ravi Landim, pelo chileno
Manolo en cajón e Ronaldo Ferro
confirmando que a colônia de
afinadores de sereias acerta os
timbres em realizar essa homenagem
ao baixista, via projeto memoria
musical. Cícero Cordeiro faz uma
pausa, para Ravi Landim desfilar
uma das faces do senhor Silêncio
que veio nos visitar nessa
sexta... Ravi é new generation da banca de
imaginativos divinais. Nativo do
São Miguel contemporâneo. Eu,
muito a fim de escrever esse que
você agora lê, pedi ao Ravi a letra da
música e ele: “onde e como
publicará este comentário, posto que
entendo que a letra perde força
e sentido quando exposta sem a
música”. E então coube a mim:”
sobre o show de ontem rascunhei
um texto que vai se delineando
em arriscar dizer dos espaços e
tempos entre as emoções e
sentidos, entre os silêncios... e solos... e
duos e os sons conjuntos
variados, como por exemplo, os tons de um
coro sentido quando o Célio cantou Gení, o
zepelim. Quero apenas
citar a bela novidade e surpresa
minha: o solo seu, trazendo algum
trecho da letra. Então pedi aqui
a licença para encaixar trechos de
nosso diálogo. Sinto nexo. Esse
momento mais que voz e violão você
vai ver quando Kono Sound postar no yotub.
Sente o nexo do refrão:
Pode o silêncio denunciar? - E o
peito transborda de tanto ser. Pode
a palavra então afastar? - A
fala do cheiro e da cor da flor. Pode o
silêncio denunciar? - E o peito
transborda de tanto ser.
A sala se colore com luz de
festa e a massa rítmica com rimas finas e
umas insinuações de arranjos pra
lá de criativos que nos envolve em
danças e rodopios: é Cícero e Fabio lima
vozeirando as ondas
sonoras percutindo o reggae em
nossos sentidos, interprete
vitalizado,” Ceciro escreve
canções inusitadas, inesperadas e
surpreendentes que me deixam sem
ação e reação. É uma
incontrolável e maravilhosa
pororoca, ceciro é o encontro entre o
amazonas e o atlântico” (Akira).
Creia eu estive o tempo todo
acordado. (Cláudio Gomes).
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