segunda-feira, 29 de setembro de 2014

o bentevi, itaim ganhou uma resenha emocionante de bianca velloso


Estou com o livro do Akira Yamasaki desde julho... Trouxe
de São Paulo, da minha passagem pela Casa de Farinha e
pela Casa Amarela... Volta e meia ensaiava a leitura... Eu
sabia que não seria fácil... Foi uma leitura regada a lágrimas,
a começar pelo depoimento da Sueli. O livro está lindo: o
formato, as ilustrações, os poemas, os depoimentos e o cd.
Acredito que todo poeta é menino... A brincadeira é a
maneira que a criança encontra de organizar a vida e os
sentimentos – quem é que não viu um filho ou um sobrinho 
reproduzindo fatos reais e transformando-os com novas 
possibilidades no ato de brincar? – O poeta, ao manejar as 
palavras, faz a mesma coisa que a criança quando brinca. E 
 o menino Akira brinca assim:

verdades

tudo bem, eu menti pra você
menti, menti, admito que sim
mas tem verdades, meu amor
que eu não conto nem pra mim
(Akira Yamasaki)

Acompanha o livro um cd com alguns poemas musicados...
Ele escreveu um poema para Clarice, sua filha, que é uma
canção de ninar:

cantiga para Clarice adormecer em paz

o travesseiro de clarice
é um ursinho de pelúcia
um arco-iris encantado
ele só vive sentado
com seus bracinhos abertos
me querendo sempre perto
num gesto claro de clarícias

no cd esta cantiga é entoada junto com um poema que ele
fez para uma menina que vende doces no sinal:

semáforo

no Itaim paulista
cai a noite gelada
fecha o farol
no cruzamento da marechal
com o viaduto da china
em frente ao Mcdonalds
e casas Bahia

de sandálias havaiana
uma menina atravessa
a cortina fria da garoa
oferece chicletes
e balas de goma coloridas
- dez centavos, tio

do fundo sem fim
dos seus olhos silenciosos
acusa-me uma dor indefesa
e desarmada

Sim, Akira, aquela menina bem que podia ser a tua filha... ou
a minha... uma criança igual às nossas... com a infância
roubada...Ele diz que é um bom poeta ruim... Quando eu
crescer quero ser ruim assim!
Akira, seu feadaputa, eu te amo! E espero ansiosa teu próximo
livro... Um beijo do tamanho do mundo, meu compadre, meu
irmão.

Bianca Velloso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário