segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Semana irada / Final - Nóis com nóis



Semana irada – Final (nem eu aguento mais)
Nóis com nóis

Na 5ª – 17/12, depois de pesadas indagas nos dias anteriores, umas cruéis, algumas atrozes, outras hilárias e aquelas ainda, repletas de afeto e ternura, neste nóis com nóis diário da comunidade das artes de São Miguel e adjacências – reality show do nosso mundinho pequeno, mas eterno e infinito -, trabalhei morto, cheguei morto em casa às 18h00, supliquei morto para Sueli Kimura que não estava para ninguém mesmo e cai morto na cama. Acordei morto e assustado às 19h30 com o celular berrando furioso, o burro esqueceu de desligar, um dilúvio desabando lá fora e Sacha perguntando se eu ia no SP Cidade da Música lá no Jardim Helena - daqui não saio nem morto, velho -, virei para o outro lado e morri de novo. Soube por relatos posteriores de boa procedência que Jardim Helena foi um nóis com nóis pluvial e necas de pitibiriba de público.
Na 6ª – 18/12, não deu para colocar em prática a idéia de ir para casa dormir depois do serviço porque Sueli Kimura bateu o pé para ver o Chico César e então, manda quem pode e obedece quem tem juizo, saí do serviço meio morto mas raspei no CEU Curuçá onde recebi na porta uma senha para entrar devido risco de superlotação, meu olho clínico detectou uns 70% da capacidade, mas é melhor prevenir que remediar. Galera toda presente mas em partes diferentes do teatro, dei umas escapadas com Nando Z, velho barreiro com limão e cerveja quente ninguém merece, Nando, enquanto Sacha enroscou num papo pra lá de filosófico com o Bira da Curuçá e media o comprimento das suas tranças hastas que batiam nos calcanhares. De resto nunca tinha visto um show do Chico César ao vivo e ele é mesmo tudo que dizem dele e mais alguma coisa, sua poesia contém a síntese da vida, da forma correta e da beleza perfeita e a sonoridade do seu canto é universal apesar de partido de um microcosmo regional. Cantador carismático e performance contagiante, fiquei com a impressão que Chico César é uma força da natureza, um diamante único e quando o show terminou, de repente todo mundo sumiu, todo mundo tomou doril, celulares de Cléston e Sacha na caixa postal, mistério, nem sinal de Marrom, Nando Z, Tarcísio Hayashi, cadê todo mundo? Ficamos sozinhos na frente do teatro, Sueli, Cláudia, Raberuan e eu, todos com fome, vamos comer uns espetinhos de gato no Toninho, uma carne de sol com mandioca no Gildes, uma pizza com algumas lasquinhas de aliche – preferencia de Raberuan, nunca vi mineiro mais paraguaio -,  até que concordamos com o restaurante japones da Praça da Paz, onde nem estávamos acomodados ainda quando o celular tocou com Cléston do outro lado. Daí a pouco ele chegou com Cláudio Gomes a tiracolo e nem sentou já foi atacando desesperadamente as entradas agridoces de pepino, quando logo em seguida chegaram Nando Z e Sacha Arcanjo, e tome missoshiro com tofú, caipirinha de saquê, gorram com carne bovina e berinjela ao gengibre, e tome sukiyaqui e yakisakaná de anchova, e variedades de sushis e sashimis desesperadamente saborosos, e tome Nando Z reclamando que não come essa porra de jeito nenhum, e tome principalmente, o tititi indaguento na mesa cultural celebrando a amizade e a alegria.
No sábado – 19/12, não pude raspar na Cidade Nova devido ao meu trabalho até 22h, uma pena porque ando fissurado para ver o som do Semente Africana, dos meus amigos Edinho, Valter Passarinho e Fábio Lima, mas sempre tenho um impedimento de última hora. Era boca de noite ainda e recebi uma intimação por telefone de Sílvio Kono para ajudá-lo a desaparecer com uma picanha que estava incomodando em seu freezer há mais de um mes, - vou trabalhar até tarde, velho -, venha mesmo que seja à meia noite, Raberuan já confirmou presença e fazer o que?, Silvinho nunca pede nada e fui para o sacrifício. Silvinho Kono, além de ser um mestre no preparo e feitura de peixes e carnes, encantou-me sempre nos poucos contatos que tivemos, com sua vasta cultura, sua sensibilidade artística e conversa inteligente e cativante. Raberuan pegou pesado nuns blues que doeu até nos ossos e Silvinho contou que estava puto e preocupado com Betinho Rio, seu amigo de infância, poeta e compositor considerado que estava jogando tudo fora devido algumas indagas erradas. Combinamos, então, investir numa demo com canções de Betinho para ver se daí surgia um conceito, mas tudo monitorado pelo Silvio. Ainda ficamos tentando descobrir de novo o nome da cantora maravilhosa de dois CDs com músicas de Noel, Ari Barroso, Fernando Lobo, Cartola e outros mestres, mas novamente não chegamos a uma concordancia, nem Claudemir que é uma enciclopédia, descobriu seu nome e veja que Silvinho pesquisou até na Internet. Mistério total, mas na minha opinião é Marisa Monte e ponto final, fui para casa cantarolando “o meu mundo caiu...”.
No domingo – 19/12, folga, acordo às 07h e saio contente que nem cachorro escapado da corrente para mijar em todos os postes da rua, futebol das 08h às 10h, churrasco de fim de ano logo em seguida e a luz amarela acendendo - vou engordar uns 05kg esse fim de ano. 
Todo domingo que passa 
é meu último domingo 
e até a dor dos pontapés 
é sofrimento benvindo. 
Amizades de mais de 20 anos de últimos domingos, domingo foi somente mais um último domingo e num desses últimos domingos, no meio do ano mais ou menos, um bate boca de qualquer último domingo, uma palavra indevida escapa, peço perdão por tres vezes, por tres vezes sou empurrado até que meu coração se fechar indiferente nos meus últimos domingo empobrecidos. Futebol, cerveja, churrasco, alguém pede a palavra para um brinde no último domingo do ano, espírito de natal, pedido de desculpas, apertos de mãos e abraços formais, mas fico procurando a razão que mudou meu coração e o calou indiferente nesse último domingo. Meu coração de poucos amigos. 
Cheguei em casa melanciado por volta de 14h com celular tocando, Edvaldo Santana do outro lado querendo saber se vou no Jardim Helena, hoje tem Raberuan, Sacha Arcanjo, Ceciro Cordeiro e Edvaldo Santana, os picagrossas do MPA, celular tocando de novo, Raberuan do outro lado e Sueli Kimura de dedos em riste – voce não sai de casa sem dormir um bom sono - e desliguei o celular. Sueli me acordou às 17h e tomei um banho alternando fervendo e gelado para dissipar o nevoeiro etílico, Edvaldo Santana com sua banda, Ceciro Cordeiro com sua banda, Raberuan com Marcelo Valença no pandeiro e Sacha Arcanjo escoltado por Marrom, Manolo, João Jr e Nando Z, todos ótimos, corretos, empolgantes e cada um na sua, a galera artística e cultural toda presente, beijos e abraços mil e a velha e incômoda sensação de deja vu na área: é nóis com nóis, véio. 
Akira - 24/12/2009.




5 comentários:

  1. Salve Akira semana de indaga mermu!!!!
    bacana abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Akira, veinho... Bom também! Este fim de ano foi mesmo movimentado pra todo mundo, e espero que ano que vem não seja diferente: nós por aí disseminando nosso trabalho e minando a hipocrisia onde quer que ela esteja!
    Abraços, nego!

    ResponderExcluir
  3. Salve Akira! fim de ano bonito mermo porque tem a tal da indaga presente de todas as espécies e gêneros...Abraço de músico que engatinha pelas de São Miguel e pelos bares também ao poeta amigo Akira!!

    ResponderExcluir
  4. Bicho eu lembro que tu te tirou um foto muito bonita do zabumbeiro do Sacha Arcanjo eu gostei bastante queria uma cópia dela tem como? rsrsr! abraço

    ResponderExcluir
  5. Silvio Kono encaminhou um email discriminando titulos e intérpretes dos álbuns e confirmando que nossa cantora maravilhosa é Ná Ozzetti e como penitência vou atravessar o Atlântico e o Pacífico a nado para pedir perdão de joelhos a ela.


    Buenas caro amigo,

    Referente ao CD que ouvimos no dia em que almoçamos juntos eu, você e Raberuan.
    O CD contem:

    Pasta - 01 - Caetano e Jorge Mautner - Eu não peço desculpas 2002
    Pasta - 02 - Ednardo, Amelinha e Belchior - Pessoal do Ceará 2002
    Pasta - 03 - Na Ozzetti - Balangandans 2009
    Pasta - 04 - Na Ozzetti - Show 2002
    Pasta - 05 - Noite Ilustrada canta Lupicinio
    Pasta - 06 - Sergio Sampaio - Cruel 2006

    É isso ai, Mariza Monte é o máximo mas aquela voz maravilhosa é de Na Ozzetti

    Abs,
    Silvio Kono

    ResponderExcluir