sábado, 19 de dezembro de 2009

Aniversário de Clarice


Sei que não medirei o seu tempo
Pelos padrões convencionais
Voce que reinventou o nome
Para não parecer com Lispector
Apesar de bipolares as duas

Sei que não medirei a sua idade
Pelos calendários conhecidos
Pelo cristão ac/dc, chines ou inca
Guaianazes, xavantes ou yanomamis
Europeus, asiáticos ou africanos

Os povos e as tribos no futuro
Os poetas e contadores de histórias
Os dicionários e endereços na Internet
Ou os bons e velhos sinais de fumaça
Quando tudo voltar à estaca zero
Berrarão que voce existiu

Sei que voce não faz aniversários
Por ser desprovida do conceito quando
Mas Feliz Aniversário mesmo assim
Minha filha adorada.

Akira
19/12/2009.

Prêmio do Mérito Esportivo


Em cerimônia realizada no SESI de Piracicaba - SP, no dia 04/12/2009 recebi em nome do Metrô e de toda família desportiva metroviária, o Prêmio do Mérito Esportivo que foi outorgado pelo SESI por ocasião da Abertura do Jogos do SESI 2009 - Regional Sudeste que reuniu empresas campeãs dos Estados de Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo e Rio de Janeiro.
Este prêmio foi uma homenagem do SESI às empresas da Região Sudeste do Brasil que destacaram-se pelo incentivo à prática de atividades esportivas e de lazer aos seus funcionários. Petrobrás, Metrô, Vale do Rio Doce, Johnson & Johnson, Correios, só pica grossa.
Vinte e tres anos de Metrô sempre trabalhando conceitos de arte, cultura, esportes e lazer social e recreativo para a família metroviária, este momento foi mais um pequeno oásis no deserto de constantes murros em pontas de facas.
Fiquei orgulhoso pelo reconhecimento.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Dois poetas e dois Pedros

Pedro
Quando voce nasceu
Meu leite empedrou
Quando voce tossiu
A luz apagou
Não te queria em mim
Quanta maldade
Para te acordar
Filho desnaturado
Perdão dos meus pecados
Tinhas de vingar

Pedro
Depois voce cresceu
Virou uma pedra
Então voce partiu
E não deixou pistas
Como eu te quis em mim
Quanta ternura
Para te ninar
Filho aventureiro
Meu sonho derradeiro
Vem me acordar.

Raberuan
1981.




Em que rua tu moras

Toda praça é seu quintal

Pedro que ama as amoras

És rebento fruto carnal


Espírito que o vento atiça

Fogo alma fagulha menino

Sapeca espanta a preguiça

Redemoinho gira traquino


Espoleta pipoca no pulo

Seu sorriso levanta a torcida

Alegra até mesmo o gol nulo

Pedro tu és pedra com vida


Gira a terra nosso planeta

E o menino gira montado

Abre a boca, ri e faz careta

Nosso menino Deus encantado.


André Marques.
2009.

Assim como essas crianças

sábado, 12 de dezembro de 2009

Assim como essas crianças

Escrevi "Assim como essas crianças" por volta de 1980 quando de uma visita à Experiencia de Alfabetização Pelo Método Paulo Freire desenvolvida por Muniz, Xico Edu, Marleide, Severino do Ramo, Cláudio Gomes e Sueli Kimura na Favela do Sítio da Casa Pintada em São Miguel Paulista.
Eles eram muito jovens na época, ainda cheiravam a fraldas e cueiros e participavam de movimentos culturais/artísticos e de pastorais da igreja na região.
Inquietos e insatisfeitos com suas atuações resolveram um dia montar um grupo de estudos onde leram e discutiram o "Pedagogia do Oprimido" e não tiveram dúvidas - embrenharam-se no Sítio da Casa Pintada para colocar em prática os ensinamentos do grande mestre Paulo Freire.
Mas contar essa experiencia é tarefa para um historiador.
Para mim ficaram esses versos que mereceram recentemente do meu amigo e parceiro Cléston Teixeira uma música propícia que enfatizou a dor lancinante e a tragédia impregnada nas palavras cruas.

Akira Yamasaki
11/12/2009.



assim como essas crianças

(uma homenagem para joão batista muniz, francisco eduardo, marleide, severino do ramo, cláudio gomes e sueli kimura)

de fato o meu verso cheira mal
de fato, mas isso é natural
assim como essa criança está nua
no meio dessa rua
assim como essa criança
que faz da noite o seu quarto
do vento o seu pijama de flanela
e das mãos vazias a sua tigela

assim como essa criança
traz no rosto profundas crateras
provável herança das varicelas
e nas costas de magras costelas
esconde as marcas das fivelas
que são na partilha das misérias
a sua mais justa parcela

desculpe se meu verso cheira mal
desculpe, mas isso é natural
assim como essa criança está nua
no meio dessa rua
assim como essa criança
que faz da noite o seu quarto
do vento o seu pijama de flanela
e das mãos vazias a sua tigela

assim como essa criança
traz na cabeça além dos piolhos
o beijo na boca das telenovelas
e entre dentes, o cio das cadelas
assim como essa criança
que carrega o brilho das estrelas
nos seus olhos cheios de remelas.











segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Entalhes









entalhes

não existem retornos
por alguns caminhos
se morrem os sonhos
soçobram desatinos
e decisões pequenas
também viram destinos

do alto do seu ninho
a sorte se espalha
sem critério nem escolha
em águas fundas ou rasas
terras áridas ou encolhos
em todo canto encalha

o tempo abre feridas
mas cicatriza talhos
compromete o todo
quem não cura o detalhe
a ponte é um atalho
a arte é um entalhe.

akira yamasaki.



Breve análise de um poema de Akira.

Por Gilberto Braz

Analisar um poema de Akira sem o devido tempo e espaço para tomar o conjunto de sua obra como referência é um desafio e um risco significativo. Por isso, de antemão, vale ressaltar aqui alguns, mas não todos, traços distintivos da obra do japonês. Só assim, poderemos alcançar a compreensão do texto em análise. O primeiro traço distintivo da poesia deste grande poeta é a economia verbal, a diretitude. Akira não faz meneio. Chega e diz; pronto e ponto. O segundo traço marcante é a preferência por um vocabulário acessível, que não se acanha em recorrer ao conjunto de termos usados pelo cidadão comum das classes populares, sem demagogia de erudito que se mete a falar feito povo, sem apelos popularescos; uma fala natural, de quem conhece suas origens mas que, se preciso, é capaz de expandir seus recursos até uma linguagem sofisticada. A terceira característica, menos presente no texto atual, mas muito presente no conjunto da sua obra, é a capacidade imagética do poeta, verdadeiro fotógrafo da alma, que expõe em close os conflitos de uma violenta sociedade individualista, que gera exclusivismos e excluídos à exata proporção de um e de outro.

Feitas estas observações vamos ao poema: Entalhes

Entalhes, já enuncia em seu próprio título a diretitude da estética do poeta.
Com apenas uma palavra, que une economia e síntese ele anuncia Marcas.
Mas não são marcas quaisquer, são marcas construídas. Porque o entalhe é isto, a produção de um marca, definitiva, na madeira, por parte do carpinteiro, do marceneiro, do artista.

Em seguida seguem-se 2 versos, formando 1 dístico que diz exatamente o que quer dizer:

Não existem retornos
Por alguns caminhos

Mas olhando direito, não dizem apenas isto. Dizem também respeito ao título que os introduz. Uma vez a marca, o vinco, o sulco, feitos pode ser que não haja como anular, desmarcar, desfazer o vinco, fechar o sulco sem deixar a marca. Mas ele diz bem, não são todos os caminhos trilhados que são impossíveis de retornar, mas alguns são como entalhes, uma vez trilhados, por eles não se retorna.


Se morrem os sonhos
Soçobram desatinos

Novamente dois versos, a economia dos bons poetas, e é isto. Lembrando Pedro Osmar: eu não quis dizer isto, eu disse. Mas se morrem os sonhos, não deveriam soçobrar desatinos. Há aqui um paradoxo, uma pegadinha. Porque desatinado, na expressão corrente, é alguém que não se atina, não se liga, não se toca, não se apercebe das coisas. Entretanto se o que soçobra, soçobra porque morrem os sonhos, então o que soçobram são os ideais. E neste sentido, desatinos é igual a ideais, e desatinados é igual a idealistas, sonhadores, revolucionários. Há aqui mais um paradoxo. Se ele dissesse: se morrem os sonhos, proliferam desatinos, estaria justo. Diria o esperado, denotaria. Mas se os desatinos soçobram, ou seja perecem, justamente porque morrem os sonhos, então algo de inesperado foi dito, e este tom paradoxal é que garante a conotação, a inversão do sentido enriquecendo o poema de sentidos. Se morrem os sonhos, não poderiam soçobrar desatinos, mas é o que está dito. E estando dito, resta-nos buscar o que foi dito, seguindo a pista dada pela forma, ou seja, interessa-nos agora menos o que ele disse, e mais como ele o disse. E a pista chama-se paradoxo. Para entender o poema, temos que seguir-lhe a lógica. Sigamos pois, o paradoxo, à moda de Padre Antônio Vieira para desfazer este nó.

Seguindo-a temos que admitir, ou antes, compreender o que é, na linguagem do poema um desatino. Portanto, o que é um desatino que soçobra com a morte dos sonhos? O objeto do sonho? O objetivo dos ideais, o fruto das revoluções? Não, estes não são desatinos e nem o sonhador é um desatinado. Mas se o poeta assim o chama ou classifica, é para, por oposição revelar que classificar o revolucionário-sonhador-artista-entalhador de desatinado, é uma forma de ( a sociedade )esconder os seus próprios desatinos. Eu não presto, mas digo antes e vivo para provar que você não presta, e como você é diferente de mim, se você não presta, logo eu é que presto. É a lógica binária da nossa sociedade onde impera o dualismo maniqueísta. Portanto, o poeta ao invés de lutar contra, entra no jogo do maniqueísmo dualista e, ironia por ironia, saca da sua e dá um nó no senso geral usando exatamente a mesma arma para dizer o que não disse, ou desdizer o que sta dito. Portanto, quando ele diz desatinos, entenda ideais, entenda destinos, parafraseando os irmãos campos: será que alguém percebeu o anagrama?


e decisões pequenas
também viram destinos

Mais dois versos. Mais um dístico certeiro, capaz de conter em poucas palavras uma definição simples, mas nem por isso menos sofisticada. Porque se decisões pequenas viram destinos, cabe perguntar: Os destinos eram/são pequenos ou decisões aparentemente pequenas eram na verdade grandes? Esta dúvida paira aqui. E nada nestas duas linhas é capaz de esclarecê-la. Vale ressaltar que novamente o poeta recorre ao paradoxo. Somente o desenrolar do poema poderá nos esclarecer este ponto.

Mudamos de estrofe, portanto uma pausa maior nos é requerida, tanto na leitura, quanto no encadeamento de idéias que o poema sugere. Vamos mudar de cena, este é o convite que o poeta faz. Perceba que a divisão em estrofe é um recurso importante da forma. E que a forma está em perfeita sintonia com o conteúdo. A forma contribui para dar sentido ao poema na medida em que a pausa mais longa sinaliza o fechamento de um encadeamento de idéias e o início de um novo encadeamento, distinto não apenas nos conceitos significantes que vai apresentar, mas também diferente em termos do espaço-tempo em que ocorrem, por isso representados em nova estrofe, novo bloco significativo. Vamos mudar de espaço e também vamos mudar de tempo. Aqui um pequeno exemplar da capacidade imagética de Akira. Ele usa o recurso de uma imagem poética, mas de grande concretude para nos remeter a uma mudança no tempo e no espaço. Daí a necessidade de espacialmente localizar o próximo verso em uma nova estrofe, distante do verso anterior, que encerra a introdução do poema. Pois bem.


do alto do seu ninho
a sorte se espalha


Aqui vamos nos recordar das lições de nossos grandes professores de Português, eu particularmente me lembro do excêntrico prof. Luiz, do Tide dos anos 80. Quem se espalha? A sorte. E a sorte se espalha a partir de onde? Do alto do seu ninho. Veja que muda a cena. Muda o espaço. Antes não havia uma definição clara do espaço, senão pela menção de que estávamos situados em caminhos que não tinham retornos. Mas não eram caminhos caminhos, caminhos de trilhas e ruas e estradas. Eram caminhos opções, caminhos do pensamento, das decisões (pequenas ) que viram destinos: eram caminhos-destinos. Com isso a noção de tempo-espaço estava na mente e remetendo a um (tempo) passado de decisões tomadas. Agora. Temos o espaço físico sugerido de modo claro: do alto do seu ninho. Quem faz o ninho no alto? Em geral os pássaros. Se quem se espalha é a sorte e ela se espalha a partir do alto do seu ninho, temos aqui uma Sorte que é pássaro, que se espalha, quer dizer, que se lança a partir do seu ninho. Uma sorte que é destino e aqui a amarração com a temática da estrofe anterior: destino=caminhos, ou resultado de caminhadas, ou ainda destino=resultado de decisões tomadas. Também poderemos chegar à mesma conclusão se abandonarmos esta linha de análise e partirmos por outra, a saber: Se não exitems retornos por alguns caminhos, se morrem os sonhos, os ideais e soçobram objetivos ideais, se decisões tomadas viram destinos, e se até agora o espaço-tempo está na subjetividade ( porque os caminhos são caminhos-opções ) logo concluímos que o espaço-tempo está na mente. Se tudo isto sela o nosso destino, e destino=sorte, então do alto do seu ninho é uma imagem metafórica da cabeça do homem, ou seja, o ninho da sorte é a cabeça, e a sorte= está na cabeça. Seguindo por um, ou por outro, o resultado é imageticamente similar, porque se a sorte faz o ninho e por isso sorte=pássaro, por outro lado, ninho=cabeça, sorte=destino


sem critério nem escolha
em águas fundas ou rasas

A sorte que é um pássaro, ou seja, o destino tal qual um pássaro se espalha, ou seja lança-se, ou ainda alça o seu vôo, a partir do alto do seu ninho, ou a partir da cabeça, quer dizer, da mente, que é onde se originam os pensamentos que resultam em decisões e destas em ações. Mas existe um problema: ela, a sorte, ou o destino, o faz sem critério nem escolha / em águas fundas ou rasas. Seria o destino algo que não passa pelo crivo de nosso critério, sem o controle de nossas decisões, apesar de nascer, de partir o seu vôo, do ninho de nossas cabeças? Esta é outra pergunta que fica em aberto. E que águas seriam estas? Só o que sabemos é que podem ser águas fundas, como também podem ser águas rasas.

terras áridas ou encolhos
em todo canto encalha

Terras áridas, terrenos áridos, secos onde a semente não brota, ou encolhos, (isto é coisas encolhidas, encurtadas, restringidas, retraídas, resignadas ( de encolhimento, encolher-se ), em todo canto encalha, isto é, não prossegue, está impedido de prosseguir. E neste estar impedido de prosseguir, neste estar encalhado, nestas terras áridas onde não nasce a semente, nesta águas profundas ou razas ( nestas dores profundas ou razas? ) o poeta encerra a segunda estrofe, cujo encadeamento de idéias e de imagens conduz por uma lógica ditada pelo próprio poema, ao seguinte raciocínio: Não existem retornos por alguns caminhos, por algumas escolhas, e se morrem os sonhos, soçobram os ideais, os motivos, que aparecem no texto disfarçados em desatinos, e decisões pequenas também viram destinos, ou seja, o destino é construído não apenas por decisões importantes, que possuem maior visibilidade e destaque, mas também pelas pequenas decisões, pelos pequenos detalhes. Do alto da cabeça-ninho, a sorte-pássaro-destino se espalha, se lança, sem critério nem escolha ( talvez, e aqui eu estou fazendo uma concessão em relação ao método de análise, sem critério nem escolha por que ao invés do racional, estas decisões estejam sendo tomadas mais pelo emocional, que é uma entre poucas formas de explicar uma decisão pensada que não possui critério nem escolha, ou seja: o que motiva a decisão pequena não é a verdadeira razão, é apenas a razão aparente, aquela que emerge em águas rasas, já que a razão verdadeira jaz em águas mais profundas, protegidas pelo insconsciente).


o tempo abre feridas
mas cicatriza talhos
contamina o todo
quem não cura o detalhe
a ponte é um atalho
a arte, um entalhe.

O tempo abre feridas
Mas cicatriza talhos

Outra vez a forma do dístico. A objetividade da forma alinhada à objetividade do conteúdo. Duas linhas e está dito. Outra vez, a estrofação servindo para demarcar a relação tempo-espaço. Aqui o próprio tempo aparece como sujeito, anteriormente o tempo era advérbio, era função de localização implícita no discurso ( não exitem retornos por alguns caminhos... e decisões tomadas também viram destinos). Agora o tempo é sujeito. Ele abre feridas e cicatriza talhos. Como sujeito, ele pode se situar no passado sem necessidade de flexionar o verbo da ação no passado ( o tempo abre feridas, ao invés de o tempo abriu feridas ), isto serve ao propósito de dar à mesma frase o caráter de alerta ( cuidado com o presente, veja se não se está abrindo feridas que só com o tempo serão percebidas...). O tempo, como sujeito, pode, ao mesmo tempo ser passado, presente, e futuro. Por isso, mas cicatriza talhos, e não mas cicatrizou talhos, ou mas cicatrizará talhos. O verbo cicatrizar no presente do indicativo que indicar isto mesmo: o TEMPO É SEMPRE PRESENTE, mesmo quando passado, mesmo quando futuro.

Contamina o todo
Quem não cura o detalhe

Além do óbvio, que é perder toda a cesta de maças se não se separa a maçã podre, este dístico reforça o encadeamento do dístico anterior. Contamina TODO O TEMPO, quem não cura o detalhe, isto é, as feridas precisam e devem ser curadas, porque o TEMPO É PRESENTE, se não se as curam, a dor permanece, permanece o encalhe em águas fundas ou rasas.

A ponte é um atalho
A arte, um entalhe

Para fechar, mantendo a lógica da forma dística e da objetividade, dois petardos da síntese, que no poema reina absoluta e se afirma de maneira magistral. Porque a ponte é um atalho sempre: não se conhecem pontes que alonguem o caminho. A opção à ponte é o contorno, e o contorno, além de ser o caminho mais longo é também, no caso deste poema, a fuga. Logo esta ponte é um atalho, mas não é um atalho qualquer. É um atalho curar o detalhe e evitar que se contamine o todo. É um atalho no tempo, para aproximar passado e futuro, porque não há retornos por alguns caminhos. Porque o presente está marcado de passado. É prosseguir, é cruzar a ponte que se oferece como atalho, mas que na verdade é o único caminho, pois que o contorno não vai nos levar ao destino, vamos ficar encalhados em terras áridas, vamos ser encolhos.

A arte, um entalhe.
A arte é o que marca, que vinca, que sulca, que abre e fecha feridas, que deixa a cicatriz para lembrar sempre que a ARTE é como o tempo sem ser o tempo. Porque ela é atemporal e assim sendo será passado, presente, futuro, tudo ao mesmo tempo. A arte é um entalhe, uma marca no tempo e da qual o tempo não se livra, nem se livrará, porque a Arte é atemporal.

Gilberto Braz

Réquiem para seis córregos








réquiem para seis córregos


seis córregos franzinos
seis viagens sem volta
um ribeiro lajeado
seis alvos sem escolta

seis indefesos reféns
seis caminhos tortos
um itajuibe riacho
seis pássaros mortos

seis cânticos de revolta
seis torrentes de peçonha
seis crianças brincam
seis silêncios de vergonha

seis feridas dilacerantes
no meio da noite sem fim
seis preces lancinantes
rasgam meu pobre Itaim

seis peixes no aquário
seis esgotos pungentes
sessenta mil ratazanas
todas gordas e contentes

um itaquera itaqueruna
um ano e seis enchentes
seiscentas leptospiroses
três pontes impotentes

seis políticos de ocasião
sessenta discursos pró forma
um exército de burocratas
seis decretos seis mil normas

seis toneladas de lixo
no meio da noite sem fim
seis mil lágrimas de mães
rasgam meu pobre Itaim


um tijuco preto preto
seis favelas penduradas
seiscentas crianças brincam
seis mil aves sufocadas

seis borboletas amarelas
seis projetos engavetados
seis córregos sobrevivem
mesmo após assassinados

um negro água vermelha
seis anjos cancelados
seis emissários de bosta
seis punhais encravados

seis córregos agonizam
no meio da noite sem fim
seis gritos de socorro
rasgam meu pobre Itaim


Akira



Comentário de Job Merlim

"Caro Akira,

É impossível me calar diante da qualidade de seu poema.
Creio ser de ordem ética falar aos quatro cantos de suas qualidades formais.
Se minha formação como professor de literatura não servir para acrescentar novos clássicos aos nossos ainda mal lidos Drummond, Bandeira, Cabral, etc, não sei, então para que ela serviria.
No caso de qualquer boa poesia, são justamente as qualidades formais que dão a força expressiva ao texto.
Sem essas qualidades, um pretenso poema vira apenas manifesto de ocasião.
A estrutura elaborada por você, nas quadras, com métrica de redondilha maior e as rimas apenas nos versos pares orienta a leitura para uma fluidez de rio - nesse caso - também em função do conteúdo - um rio agitado pela revolta do poeta, expresso nos matizes semânticos trazidos pelos vocábulos escolhidos.
A força de seu texto também está presente na repetição obsessiva dos número ou em algus casos, um correlato: "exército", sugerindo grande quantidade, no caso de "burocratas". Os burocratas junto com exército sugerem poder innstitucional para subordinar e, como "exército", para subordinar através da força.
A ausência de pontuação também ajuda a fluência, na passagem sem interrupção de uma estrofe à outra. Se o córrego está morto, a indignação se expressa como um rio caudaloso e agitado através da riqueza de seu poema.
Considerando o réquiem como forma musical, eu diria que ele lembra o movimento Dies Irae e me lembra mais especificamente o Dies Irae do Réquiem de Lizt.
Caso a situação se reverta, como espero que sim, o poema fica pelo valor próprio e não apenas como manifesto.

Abraço,

Jobi"