sexta-feira, 19 de julho de 2013

Assis Freitas


conheci a poesia genial e o lirismo poderoso
de assis freitas em março de 2012 quando
entrei pela primeira vez no seu blog, o “mil
e um poemas” e lembro até hoje o número
do poema – 887, e o nome, “partita de
entrega para girassóis e lilases III”, e foi
como se eu tivesse sido vítima naquele dia,
de um intenso encantamento. transcrevo o
poema:

“887 – partita de entrega para girassóis e
lilases III

tinhas o sabor das romãs nas mãos
quando me elevei em tuas nuvens
e percorri exangue esta nua pele
nos teus apegos e nos teus lilases

tu me vinhas embevecida de magia
como rota sutil para o alumbramento
tinhas o perfume da manhã no lábio
e o atrevimento do desejo a arrebatar

tinhas o sabor das romãs nas mãos
vinhas palavras, gestos e correnteza
vinhas como norte para os girassóis
e o teu corpo era sorriso e alvíssaras”.

fiquei emocionado com assis e tão intimidado
com seu lirismo comovente que comecei a
seguir o seu blog rezando para que nunca
chegasse ao fatídico poema 1001, ou que se
chegasse, pulasse direto do 1000 para o 1002
para não romper o alumbramento construído.
tão intimidado como fico com angela vilma,
com marco cremasco, com francisco xavier,
com marcantonio, com zélia guardiano, com
domingos barroso, com joão caetano ou com
outros picasgrossas da poesia que vejo pelo
facebook afora, tipo numa relação “mestre e
gafanhoto no seriado kung fu" e que, verdade
seja dita, nunca ousei postar um comentário
no 1001 poemas. depois o tempo foi passando
e pude conhecer melhor o assis pelo facebook
que foi perdendo aos poucos aquela imagem
de poeta inatingível para mim, o face tem disso
também, mas sem nunca perder de vista o
imenso respeito e, confesso, até algum temor
por sua arte maior. até que há alguns dias
atrás o assis me perguntou se um poema
postado por mim naquele dia já tinha música e
eu respondi que não, que estava esperando um
doido fazer um blues para, quem sabe a gente
ganhar uma boa grana com isso e ele me então
me respondeu que não sabia se ia render uns
trocos mas que tinha feito um meio blues com
meu poema e me mandou um arquivo da canção.
dizer que fiquei comovido e honrado é pouco, na
verdade assis provocou em mim um segundo
encantamento do tipo, voce viu?, meu mestre
musicou um poema meu. akira – 17/07/2013.

“o sonho de cada um

música: assis freitas
letra: akira yamasaki

oh baby, então
o espelho não espera
a vida é tão curta
o caminho é longo
as pedras são muitas

oh baby, então
a palavra é flecha
a mentira é curva
o arco-iris se alonga
e a verdade turva

oh baby, então
o sonho de cada um
não deve ser escasso
mas não pode exceder
o alcance do seu passo”


 

Um comentário: