terça-feira, 15 de maio de 2012

Meus poetas preferidos: Francisco Xavier

Não bastasse ser médico bem sucedido, renomado e
admirado por todos na região, onde uma aura de confiança
canina e respeito conquistado dia após dia ilumina a sua
pessoa querida.
Não bastasse ter construído juntamente com sua família, um
pequeno pedaço do Piauí dentro de São Miguel Paulista, a
Casa de Farinha, espaço de convivencia e de preservação
da cultura e costumes do povo nordestino e, em particular,
dos caatingueiros que fazem da casa um ponto de encontro
onde defendem suas identidades e matam saudades da terra
natal por meio da comida, da música e da arte.
Nã bastasse tudo isso, Francisco Xavier ainda é poeta dos
bons. Não acreditam? Pois fiquem com uma pequena
amostra de sonoridades e significações em torno da palavra
luto.

Akira - 15/05/2012.

Luto

Violentada
A vida
Seca as lágrimas
Cala a boca
Sem pe(n)sar
Vira força
Luta, silencio

- Morte!
O luto é teu.

Francisco Xavier.


2 comentários:

  1. .


    Eu juro que não estou perdendo
    o fôlego com a maravilha que es-
    tou lendo. Eu juro que fico pas-
    mo com tantas verdades, mas tam-
    bém juro que tenho, ainda, mui-
    to por dizer e também para
    aprender. Para dizer que o meu
    amor é tão grande que eu preci-
    saria nascer muitas outras vezes
    para provar o quanto eu gosto
    de viver. De viver para aprender
    que depois da escuridão das
    noites e o frio das madrugadas
    raiará um lindo dia.

    Tô seguindo o seu blog há muito
    tempo e me faria feliz saber que
    você segue omeu.

    Palhaço Poeta





    .

    ResponderExcluir
  2. Fato é, Akira, que essas mesmas mãos que tateiam e cuidam de gente, também praticam a beleza de elaborar palavras que a mente singela do Xavier constrói. Mais um para o panteão dos inspirados poetas que a região de São Miguel oferta ao mundo, com o mel de abelha, o aroma de dama-da-noite e a beleza das estrelas.

    ResponderExcluir