segunda-feira, 11 de abril de 2011

Medéia estréia na Casa Amarela


Fui na Casa Amarela para assistir o espetáculo do Alucinógeno Dramático – AD, o “Medéia, a vingança está servida”, da obra de Eurípides e Seneca, que estreou a programação de teatro da casa, no sábado – 09/04/2011. A peça fará temporada até 18/06, sempre aos sábados às 20h30, com exceção do dia 23/04, por conta do feriado.
Fui lá com um pé atrás, meio assustado com a pouca idade das atrizes Clara Barbosa e Anita Abrantes que fazem Medéia e sua ama respectivamente, e preparado para presenciar interpretações frias e distanciadas, e rítmos arrastados e inconclusivos para contar a história da vingança mais terrível e trágica de todos os tempos.
Fui com o nariz meio torcido mas quebrei a cara e queimei a língua. Se é verdade que o Medéia do AD ainda não é um bom espetáculo, é verdade também que fiquei encantado, comovido e entusiasmado, e gostei imensamente do que vi.
As interpretações são densas, trágicas, aguerridas e viscerais como convém a uma boa história de vingança, a direção é ágil, envolvente e supreendente, apoiada em deliciosos clichês culturais do nosso cotidiano como os dramalhões das novelas mexicanas e as inocentes canções de amor da jovem guarda, só para ficar em dois exemplos, a iluminação é na medida exata da criatividade apesar dos parcos recursos (imagino quando houver recursos), a trilha sonora é outro ponto alto e o espetáculo como um todo é ousado, atrevido, abusado e belo.
Recomendo mesmo, todos devem comparecer à Casa Amarela para ver o Medéia do AD. Aos que não vierem arquitetarei vinganças piores que as de Medéia.

Akira – 11/04/2011.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário