segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

TRISTEZA: São Luiz do Paraitinga está inundada


"São Luiz do Paraitinga, localizado no Vale do Paraiba, é um dos 29 municipios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. Dentre seus atrativos destacam-se, na área urbana, seu conjunto arquitetônico, visto que tem o maior numero de casas térreas e sobrados tombados pelo CONDEPHAAT no Estado de São Paulo (são quase 90 predios declarados de interesse paisagístico e histórico) e a casa de Oswaldo Cruz que hoje é um centro cultural. Sua população estimada é de 11.000 habitantes."   fonte: Google



As chuvas de dezembro inundaram a cidade e metade da população encontra-se desabrigada. Restam as lembranças e fotos de uma viagem feita em março de 2009 que vinha sendo adiada por aproximadamente 25 anos. Premonição de Akira?

Irônicamente, o nome Paraitinga significa "aguas claras" em tupiguarani.
Sueli Kimura

2 comentários:

  1. Fui feliz
    em São Luiz do Paraitinga
    e Sueli Kimura estava
    especialmente bela

    São Luiz
    foi o cenário mais perfeito
    para olhá-la nos olhos
    e dizer eu te amo.

    ResponderExcluir
  2. Sou um visitante regular de São Luis do Paraitinga, tendo inclusive amigos na cidade. Sylvio Oryn e sua esposa Adriana. Sylvio foi integrante do Terra América e tocou com Beto Santos e Amaury Falabela, e atualmente se radicou em São Luis do Paraitinga e trabalha como luthier ao ladode Adriana, artesã. Ambos têm uma loja de artesanato no mercado da cidade. Me apresentaram a outras pessoas da cidade. Todos provavelmente perderam tudo. Não tive coragem de ligar para saber o pior. É triste ver esta cidade assim, de cabeça para baixo, pois onde havia alegria há desolação, onde havia monumentos há escombros. Ainda mais numa cidade que preserva sua cultura popular com muito ardor, como um bem importante, ao contrário da maioria das outras cidades do país. São Luis, além do patrimônio arquitetônico é patrimônio cultural com seus músicos compositores, suas marchinhas de carnval, seu grupo Paranga, seus blocos e festas populares como a festa do Saci que preserva o nosso folclore ao invés do folclore gringo. O Festival de canções que coloca no coreto da cidade Lenine, Geraldo Azevedo, Chico César além de artitas participantes do festival. Sua lei contra a música barulhenta escrota que poderia impedir as marchinhas de carnval. Triste. Tomara que volte!

    ResponderExcluir