segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um poemaço de João Caetano


Prezado Akira:

Tempos de chuva.
Fazia eu um poema sobre a chuva. No meio de um verso alagado, parei para tentar respirar. Corri a internet. Li notícias e entrei no blogue do Akira e li o Chuva de Outono. Sem querer e sem premeditar, estava quase fazendo uma resposta ao seu verso. Você falava de choro e chuva. Eu falava de chuva, tempos úmidos e a secura do não choro.
Que estranho, mas também que legal!
Por tratarmos do mesmo tema e sem premeditação, tomo a liberdade de mandar para você esses meus versos meio mofados pela chuva e pelas ideias talvez carentes de raios de sol deste velho :


João Caetano.


Só a  chuva caiu

Foi a chuva que caiu
Não fui eu quem chorou
A chuva só choveu
Mas a vida inundou.

A chuva não lavou
Minhas agudas dores
E nem regou as plantas
E as esquecidas flores.

A chuva, por capricho,
Levou só as lembranças
Os barcos de papel,
Meus sonhos de criança
Como se fossem lixos.

A força dessas águas
Em fúria alagadiça
Arrastou rotas mágoas
Revolveu injustiças
Para deixar as feridas
Boiando na enxurrada.

Marcas assim expostas
Dramas que viram nada
Perguntas sem respostas
A flutuar na calçada.

E tão fina goteira
A umedecer o peito
Nessa tarde aguadeira
Me faz ser liquefeito.

Foi a chuva que caiu
Não fui eu quem chorou
Nesta face de pedra
Nenhuma gota medra
Lágrima alguma queda
Ou sequer se insinua
Alívio à dor crua.

Só a chuva que caiu
Não fui eu quem chorou.

João Caetano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário