domingo, 8 de abril de 2012

Bentevi, Itaim - foi dada a largada, por Escobar Franelas

“Ação entre amigos” para arrecadar fundos que alimentem o lançamento de um livro e um cd com poemas de Akira Yamasaki, o projeto Bentevi, Itaim deu largada na Casa de Farinha neste sábado, 7 de abril.
Os convidados dessa primeira noite foram Sacha Arcanjo, Jocélio Amaro, G.R.A.Ve e Escobar Franelas. Akira fez as honras iniciais, dando boas-vindas ao público. Cedeu a seguir seu microfone no palco do mais novo espaço cultural de São Miguel para que Escobar lesse alguns poemas.
Em seguida quem subiu foi o G.R.A.Ve. Com repertório baseado no disco Fuga Para o Nordeste, lançado recentemente, Luisinho, Tarcísio, Nando Z e Marrom chamaram Sacha para fazer uma participação especial logo “de prima”, depois desfilaram seus hits. Com uma sonoridade que remete tanto ao rock rural brazuca como também a uma rica polifonia rítmica, chamam a atenção pelo revezamento constante de instrumentos entre eles, e também ao microfone. O grupo gera um som heterogêneo, híbrido de várias possibilidades estéticas e musicais.
Jocélio sucedeu os graves, usando sua profusão peculiar: muita música doce, temperada com pequenas gotas de licor social. Completam a iguaria do trovador sua competência musical, seu carisma e seus indefectíveis “causos”, filão que o menestrel paraibano explora com qualidade.
Sacha, que fechou essa primeira noite do Bentevi, Itaim, é do panteão dos artistas que vêm renovando a cena musical em São Miguel e região desde a década de 1970. Dono de poesia e musicalidade incandescentes e uma personalidade profunda e devotada, adjetivar o Sacha não dá a dimensão real de sua importância na arte, cultura e atividade social da região. O baiano de São Gabriel, que também é atual coordenador da Oficina Cultural Luiz Gonzaga, no bairro, traduz com seu violão tranquilo e voz pausada e exata, a melhor síntese entre a arte elaborada e o pensamento inteligente. O Arcanjo de S. Miguel abriu seu set-list evocando o sempre presente Raberuan, com música Chão Americano, composição dos dois. Depois chamou os graves de volta ao palco, para com ele temperarem brasileiramente o evento. Foi uma festa só, com polirritmia nordestina adornando os belos versos de suas diversas canções.
O dr. Xavier, proprietário do espaço, junto com Silvio Kono (um dos mentores do projeto) e Akira, não disfarçavam a alegria. A parceria entre a Casa de Farinha e os organizadores do projeto Bentevi, Itaim, ao que tudo indica, será profícua, estreitará laços e, desde já, cria um novo parâmetro para a arte gestada no bairro. Desde já, ficamos sabendo que São Miguel tem um novo espaço cultural, com as mesmas qualidades de seus músicos e cantores.

Casa de Farinha. Rua Sta. Rosa de Lima, 1341. Altura da av. Mal. Tito, 1832.

Próximos encontros:
05 de maio: Luiz Casé, Cléston Teixeira e Cláudio Gomes.
19 de maio: Sílvio Araújo e Osnofa (Zé Afonso).
16 de junho: Edvaldo Santana e Gildo Passos (lançando novo cd).
14 de julho: Ronaldo Ferro, Gilberto Braz e Caio Vandré & Sheilinha Procópio.
28 de julho: Zulu de Arrebata e Fábio Lima.
11 de agosto: Ceciro Cordeiro, Adilson Aragão e Marcel Acauam.
18 de agosto: Akira Yamasaki (lançando livro), Sílvio Araújo, Osnofa (Zé Afonso), Vinícius Casé e Ravi Landim.

Escobar Franelas - 08/04/2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário