domingo, 21 de março de 2010

O que falam os umbigos



A convite do Johnny John, do Buraco D'Oraculo, participei no último sábado - 20/03/2010, na Casa de Cultura do Itaim Paulista, onde eu não entrava há uns 15 anos, do Sarau "O que falam os Umbigos", que é realizado nos 3ºs sábados de cada mes, por jovens poetas, compositores, músicos, dançarinos, atores e ativistas culturais do bairro.
De cara fiquei impressionado e comovido com a quantidade de jovens artistas das mais diversas linguagens promovendo um espaço democrático de expressão, discussão e reflexão, por meio de suas intervenções artísticas e culturais.
Enquanto assistia às interferencias efetuadas no pequeno palco da casa, a minha imaginação voou para os anos de 1982 a 1985, quando uma intensa mobilização popular liderada por dois movimentos culturais que existiam no bairro, o EADEC - Espaço Aberto Para o Desenvolvimento Cultural, e o CAM - Cultura e Arte em Movimento, conquistou do governo municipal a implantação do Centro Cultural no Itaim Paulista.
Lembro que na noite de 21 de abril de 1985, quando Gianfrancesco Guranieri, que era o Secretário de Cultura do Município na ocasião, discursava inaugurando o Centro Cultural, no palco montado em frente à casa, eu estava chorando como uma criança ao seu lado, quase não acreditando que depois de tanta luta, manifestações, abaixo-assinados, idas e vindas aos gabinetes oficiais e distribuições de manifestos à população na saida do trem, nas escolas e de casa em casa, - que depois de tanta luta tínhamos conseguido.
No último sábado, no meio de um poema, essa lembrança me atingiu como um relâmpago. Tanta emoção, quase não termino o poema.

Akira Yamasaki.
22/03/2010.

Um comentário:

  1. Olá, Akira! Eu ainda não tinha postado comentário aqui, mas já tinha passado. Peguei teu endereço de blog na lista de presença do Sarau O que falam os umbigos. Eu também estava lá. Mas fui para conhecer, não fiz nenhuma apresentação. Inclusive aparece um pedacinho de mim na foto que você postou aqui :-)
    Pois é. Eu que virei tua fã de carteirinha e foi no dia do sarau. Volto sempre. Lá e aqui.
    Inté.

    ResponderExcluir