sábado, 22 de julho de 2017

akira yamasaki no amparo literário


Com muita honra e orgulho, o "Sarau Simpósio de Artes Integradas - Amparo Literário" anuncia a vinda de Akira Yamasaki, um poeta mor, referência do circuito cultural brasileiro e não demorará para ter reconhecimento mundial entre os grandes nomes da poesia universal.
Grande ativista cultural, morador do bairro do Itaim Paulista, extremo leste de sampa, desde 1964, vindo de Osvaldo Cruz, cidade do interior paulista, onde nasceu em 08 de agosto de 1952, Akira, em 1978, foi um dos idealizadores e membro atuante do "MPA – Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista", movimento de resistência cultural que impulsionou decisivamente o desenvolvimento artístico e cultural do bairro até o ano de 1986. Nessa época também, participou da criação e atuou no "Núcleo Teatral Periferida". Já na Cia de Trens Metropolitanos de São Paulo - Metrô, onde trabalhou no período de 1987a 2017, idealizou e respondeu pelo projeto metroclube, que desenvolve atividades artísticas, culturais, recreativas e esportivas tendo como público alvo, metroviários e familiares. 

Akira também é membro atuante do ipedesh – instituto de pesquisa e desenvolvimento social e humano, idealizou e desenvolve o projeto memória musical e literária que tem por objetivo registrar em formatos de cd's, livros, vídeos e etc., obras de artistas desconhecido do grande público, da região de são miguel paulista.

No ano de 2011, o poeta foi um dos idealizadores e fundadores do "A casa Amarela - Espaço Cultural", espaço independente que desenvolve várias ações culturais, tais como, saraus, oficinas literárias, apresentações musicais e teatrais, palestras, debates e outros, para a população de São Miguel e arredores.

Humilde, Akira se define como um “bom poeta ruim”, sua poesia reflete o cotidiano da periferia e discute o homem simples e esmagado pelo anonimato na grande cidade. Assim, por conta desse viés, publicou em 2012 o seu primeiro livro/cd, o "bentevi, itaim" e agora em 2017 está lançando o segundo, o "Oliveiras Blues". - Uoooow!!!! - Imperdível! - 08 de julho de 2017.

Texto oficial: Akira Yamasaki, com um ou outro adendo pertinente de Alba Atróz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário