sábado, 3 de junho de 2017

resenha de claudinei vieira para o lançamento do oliveiras blues no patuscada


Akira Yamazaki gosta de se dizer 'um bom poeta ruim'. Creio que ninguém , além dele, concorda com isso.
O fato é que Akira apresenta uma absurda sofisticação debaixo de uma aparência de linguagem que, à primeira vista, é tão simples. Linguagem de povo, linguagem do dia-a-dia, linguagem de conversas informais em rodas de amigos ou desabafos sentidos sobre a existência humana enquanto se toma mais um copinho de cachaça. O fato é que, com essa linguagem, realiza o que poucos poetas (e escritores em geral) (e artistas em geral) conseguem, com tal maestria: a partir do simples, a partir do único, alcançar o sublime, o imponderável, o humano. Tente-se ler um poema de Akira Yamazaki e e não sentir o coração mais aberto, mais sensível (ou sentido), mais emocionado.
E o que é Akira como poeta é como pessoa, como figura, como ente. Impossível não sentir seu carisma, sua simpatia, sua humanidade, impossível não se impactar com sua simplicidade e com essa tal tem percorrido os caminhos da poesia (da literatura) e da amizade (das pessoas) e vice-versa e ao contrário também.
Akira Yamasaki estará no evento que realizo há alguns anos, Desconcertos de Poesia, trazendo seu mais recente livro, 'Oliveiras Blues', que também é um cd com alguns dos seus poemas musicados pelos Cabras de Baquirvu (e alguns dos Cabras também estarão presentes), no local mais perfeitamente poético e inspirador destes últimos tempos, o Patuscada, organizado pelo editor e poeta Eduardo Lacerda.
[ E quanto a isso, aliás, reitero esse detalhe muito bacana e até poético, eu diria: a presença na mesma noite de desconcertos de duas das figuras humanas mais carismáticas e que estão ajudando a definir a moderna literatura brasileira, Akira Yamazaki e Eduardo lacerda! Caramba! A noite vai ser pouca para tanta energia boa, para tanta poesia (literária e humana) ]
Akira Yamazaki no DESCONCERTOS DE POESIA NO PATUSCADA! Caramba! Vai ser uma noite absurda de tão bonita.

Claudinei Vieira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário