sábado, 2 de janeiro de 2016

casa de farinha autoral com rosana crispim da costa

o casa de farinha autoral - arte & gastronomia
celebra a poesia de rosana crispim da costa


data: 27/11/2015 - 6ª feira
horário: 20h30
local: casa de farinha

endereço: rua santa rosa de lima, 1341
são miguel paulista - são paulo
(altura do nº 1800 da av marechal tito)

artista convidada: rosana crispim da costa

programa:

. lançamento do livro "o meu corpo traduz muitas
línguas", de rosana crispim da costa
. pocket show dos cabras de baquirivú cantando
poemas de rosana musicados por ronaldo ferro e
francisco xavier
. imagens do cotidiano - exposição de fotografias
de césar baiano, livre pensador, ativista cultural e
grande fotógrafo, um cara que sempre esteve um
passo à frente do seu tempo e exerceu poderosa
influência intelectual várias gerações de artistas e
produtores culturais, a partir dos anos 1970, em
são miguel paulista.curadoria do centro cézar
baiano ccb.
. palco livre e microfone aberto

realização: casas de farinha e amarela

sobre rosana: não é a minha praia mas escrevi o
texto abaixo para apresentar o seu livro.

"rosana, uma palavra clara
sempre desconfiei que minha comadre e poeta da
raça dos baitas, Rosana Crispim da Costa, fosse
meio treze de pedra, tipo doidinha do miolo mole
mesmo, mas hoje o que era suspeita virou certeza.
imaginem vocês que ela cometeu o disparate de
convidar-me para escrever a apresentação do seu
quarto livro de poesias e primeiro em português,
este belíssimo “o meu corpo traduz muitas línguas".
logo a mim que não tenho o mínimo cacoete nem
intimidade para tarefas deste calibre.
sem falsa modéstia sei que não possuo referências
nem conhecimentos literários para traduzir em
palavras o comovente lirismo e a imensa ternura
que corre pelos cinquenta e seis poemas deste
livro como um riacho de encantamentos potáveis.
sim, porque acho que poesia somente é poesia se
promove encantamentos e claridades que
possibilitam derrubadas de muros e fronteiras que
separam corações e construam pontes e escadas
em seus lugares.
eu sou um cara simples que consegue sentir mas
não sabe explicar por exemplo, que a poesia de
rosana é uma poesia de clareiras e simplicidades,
que sempre foi assim e que já era assim há mais de
trinta anos atrás quando chegou ainda menina no
movimento popular de arte, o mpa de são miguel
paulista, bairro do extremo leste de sampa, onde
conquistou todos com sua poesia de encantamentos
– quem viveu aqueles anos loucos do mpa sabe do
que estou falando.
pena logo em seguida ter partido para um
mediterrâneo país distante deixando-nos órfãos da
sua palavra clara. e como não mudou nada desde
então venha você também e fique encantado com a
clareza deste “o meu corpo traduz muitas línguas”.
akira yamasaki."

Nenhum comentário:

Postar um comentário