quarta-feira, 7 de novembro de 2012

"Toque de recolher", para Shidon Soares



Por volta de 1990, sob o impácto de um ocorrido na
rua calma onde morava um amigo tranquilo, escrevi
um poema chamado "Toque de recolher" que vim a
incluir em 2012 no meu livro/CD "Bentevi, Itaim".
Sábado passado - 03/11, na Casa das Rosas, no
Sarau a Plenos Pulmões, o multi-artista Shidon
Soares, um cara que eu nunca tinha visto na vida,
arrancou-me espantos e lágrimas quando falou o
"Toque de recolher" para um público estarrecido.
E de quebra, despertou-me para a inquietante e
brutal atualidade desses versos.

Akira - 06/11/2012.

toque de recolher

na noite passada
a guerra chegou à minha rua
pulou o portão de casa
e bangue, bangue
deixou o meu jardim
sujo de sangue

na noite passada
parecia queima
de fogos de artifício
centenas de estampidos
bangue, bangue , bangue
instalaram na minha rua pacata
a sua primeira chacina

nem bem tinha amanhecido
crianças de no máximo onze anos
(idade do meu filho)
bateram de porta em porta
impondo o toque de recolher

calçavam tênis da nike
usavam roupas e relógios de grife
e sob o moletom de suas blusas
percebi os volumes quadrados
das automáticas ponto quarenta
bangue

akira – 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário