segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Réquiem para Valdir Aguiar







Valdir Aguiar era um dinossauro do MPA - Movimento Popular de Arte de São Miguel Paulista. Sua atuação sempre foi nos bastidores e na produção dos eventos. Sua voz era calma e sua presença era discreta como se pedisse desculpas por estar ali. Tão discreta que encontrei pouquíssimas fotos suas nos meus arquivos, inclusive, em algumas pressenti que ele estivera no espaço visual da câmera um segundo antes do clique. Fugira no último instante, o safado. Na insegurança e na adrenalina das atividades no palco bastava a gente sentir o Valdir por perto para saber que tudo estava sob controle. Gente fina, o Valdir. Gente correta e do bem. Nós o enterramos, 10/11/2009, no Cemitério do Lageado. A sua perda deixou-me perplexo e completamente derrotado.


perdemos valdir aguiar
que nunca fez mal a uma mosca
e era o melhor de todos nós
o único necessário
e não sabíamos

perdemos o nosso zagueiro
a última barreira
antes de sermos vencidos

como se fosse hoje
lembro uma tarde distante
o sol brilhava lentamente
sobre o negro fosso
das minhas perguntas sem respostas
dos meus medos repugnantes
e ao fundo do meu poço
chegou sua palavra serena

nós o deixamos hoje
sob lajes no lageado
descanse em paz, velho.

10/11/2009.

4 comentários:

  1. a noticia da morte do Valdir è triste como viver longe dos amigos. lembro-me da ultima vez que incontrei o Valdir num show do Edvaldo.Voce, Akira, descreveu bem a sua figura: simples, humilde mas de fé naquilo que fazia. Nao esqueço o seu sorriso sereno...um abraço Valdir

    ResponderExcluir
  2. Estivemos, um grupo grande, no Show de lançamento do cd ao vivo de Edvaldo Santana na Chopperia do SESC Pompéia, 10/12. Edvaldo cantou para Valdir, todos nós cantamos para Valdir, tipo Missa de Sétimo Dia que ele não teve. Um abraço, Rosana.

    ResponderExcluir
  3. Aí, Akira, gostei muito dessa destravada internética que você viabilizou, apenas porque havia a necessidade de elevar Valdir a um patamar de reconhecimento à sua arte de bem viver, ent(r)e nós.

    ResponderExcluir
  4. Pôrra, Escobar.
    Somente hoje vi esse comentário e feito justo no dia 08/08/2010, dia do meu aniversário.
    Obrigado, pôrra.

    ResponderExcluir